ID: 52775
Autoria:
Alini da Silva, Catia Heinzen, Roberto Carlos Klann, Sirlei Lemes.
Fonte:
Advances in Scientific and Applied Accounting, v. 11, n. 3, p. 502-516, Setembro-Dezembro, 2018. 15 página(s).
Palavras-chave:
Conservadorismo Contábil , Relevância da informação contábil; Empresas Brasileiras
Tipo de documento: Artigo (Português)
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O objetivo do estudo consistiu em analisar a relação entre o conservadorismo contábil e a relevância das informações contábeis de empresas brasileiras. A amostra da pesquisa correspondeu a 203 empresas, as quais detinham informações anuais válidas no período de 2008 a 2017 (2.030 observações). Foram estimadas regressões por mínimos quadrados ordinários - OLS a fim de detectar os coeficientes de conservadorismo condicional de cada empresa, para, posteriormente, fazer-se a análise da sua influência na relevância da informação contábil. Os resultados demonstraram que empresas que reconheceram suas informações de forma conservadora tiveram diminuição da valorização no mercado, o que indica a falta de relevância do conservadorismo contábil para os investidores. Adicionalmente, foi observado que o padrão IFRS se mostrou associado com o aumento da relevância da informação, resultando em maior qualidade da informação contábil e contribuindo para a simetria da informação entre gestores e agentes econômicos.