ID: 70276
Autoria:
António Augusto Baptista Rodrigues, Salim Kurnaz.
Fonte:
Revista de Gestão e Secretariado, v. 14, n. 1, p. 737-749, Janeiro-Abril, 2023. 13 página(s).
Palavras-chave:
Incerteza , Objetivos de Desenvolvimento Sustentável , Pandemia , Resiliência , Responsabilidade Social Corporativa
Tipo de documento: Artigo (Inglês)
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A responsabilidade social empresarial (RSE) é uma expressão utilizada pelas empresas para demonstrar que estão conscientes de que seu papel na sociedade ou na comunidade em que atuam não é apenas a busca do lucro. Segundo a Comissão Europeia (2011), a responsabilidade social corporativa é definida como “a responsabilidade das empresas pelo impacto que têm na sociedade. A pandemia desafiou muitas empresas e economias e afetou milhões de pessoas, enfatizando a necessidade de colaboração e alinhamento entre a atividade econômica e as necessidades humanas. É chegada a hora de todas as empresas colocarem em prática ações que honrem o propósito e os valores organizacionais intrínsecos à sua “personalidade” e que traduzam a vontade de trabalhar em conjunto para resolver os grandes problemas do nosso mundo, construindo simultaneamente e construindo confiança tão necessários em nossa sociedade. Para analisar os desafios que se colocam às práticas de responsabilidade social, foi utilizada a metodologia qualitativa, através do método da revisão da literatura, com recurso a diversas fontes: artigos científicos, legislação e outra documentação técnico-científica. Este artigo de natureza descritiva contribuiu para o debate em que a RSE é uma questão de atitude, além do fato de que cada empresa faz o que pode de acordo com os seus recursos porque não se trata de ação social, mas de responsabilidade social. A responsabilidade social é um conceito mais global e amplo do que a ação social. A principal conclusão sugere que as ações que os líderes empresariais tomarem hoje serão decisivas para que, em um futuro próximo, eles possam olhar para trás e se sentir orgulhosos e satisfeitos com o que fizeram. O que se fizer hoje, em termos de responsabilidade social, definirá o valor e a reputação da empresa, fortalecendo seu propósito e seus valores. É assim um investimento em que vale a pena apostar. Também os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) constituem uma oportunidade para que as empresas ampliem o âmbito da Responsabilidade Social Empresarial traduzido por um esforço global e concreto na quantificação do desenvolvimento sustentável.