ID: 40101
Autoria:
Adriana dos Santos Caparróz Carvalho, Diógenes de Souza Bido.
Fonte:
Organizações Rurais & Agroindustriais, v. 17, n. 4, p. 491-506, Outubro-Dezembro, 2015. 16 página(s).
Palavras-chave:
Aprendizagem informal , Aprendizagem no local de trabalho , Contexto rural
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Por sua grande participação no PIB brasileiro, o setor agropecuário hoje representa um campo fértil de estudos e pesquisas. Nesse contexto, o objetivo deste estudo é identificar o perfil dos produtores rurais da região Médio-Norte1 de Mato Grosso e suas demandas de aprendizagem. Tendo como base teórica os estudos da aprendizagem informal e no local de trabalho, foi realizada uma pesquisa qualitativa interpretativa básica com os gestores de quatro sindicatos rurais do Médio-Norte do Estado de Mato Grosso. Para análise dos dados foi utilizado o método de análise de categorias com base em Lankshear e Knobel (2008). Foi possível perceber uma atuação ativa dos sindicatos frente às necessidades e interesses de seus representados no que se refere aos aspectos políticos e sociais. No que se refere à aprendizagem, percebe-se que ainda existem demandas de aprendizagem de aspectos administrativos de controle e comercialização, tecnologias produtivas e de informação, além das próprias características de clima e solo.