ID: 32134
Autoria:
Paulo Roberto Motta.
Fonte:
Cadernos EBAPE.BR, v. 12, n. 3, p. 553-553, Julho-Setembro, 2014. 1 página(s).
Palavras-chave:
Conhecimento intercultural , Saber administrativo , Transmissibilidade do saber
Tipo de documento: Artigo (Português)
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O objetivo deste trabalho é apresentar uma nova perspectiva da controvérsia sobre a transmissibilidade do saber administrativo, normalmente ofuscada pela maior atenção contemporânea ao contingencialismo cultural. A maior interdependência entre as nações gerou novos desafios do saber, necessida des de desenvolvimento e expectativas sobre a oportunidade de novas ideias. A aquisição de hábitos semelhantes fez o contexto mundial parecer cada vez mais uma grande arena de compartilhamento de culturas. A preocupação com a transmissibilidade se acentuou em função do crescimento mais rápido de nações consideradas menos avançadas, assim como das expectativas de transformação das práticas gerenciais. Presume-se ser a transferência do saber um fator relevante para a modernização das instituições públicas e privadas. Neste trabalho se contrapõem duas correntes de pensamento: a primeira assume o conhecimento administrativo como intransferível a outro meio cultural; a segunda o assume como transferível e necessário a outro meio cultural. Por meio da explicitação de novos argumentos teóricos e exemplos de vínculos com a prática gerencial internacional, ele é concluído com várias proposições sobre a transmissibilidade do saber administrativo.