ID: 53002
Autoria:
Eliane F. Santos, Isleide A. Fontenelle.
Fonte:
Revista de Administração Mackenzie, v. 20, n. 1, p. 1-28, Janeiro-Fevereiro, 2019. 28 página(s).
Palavras-chave:
Gestão das emoções , Loja de experiências , Sentido do trabalho , Trabalho emocional , Vendedores
Tipo de documento: Artigo (Português)
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OBJETIVO: O objetivo da pesquisa é compreender como a empresa pode atribuir sentido ao trabalho emocional realizado por vendedores de uma loja de experiência. Para isso, analisou-se o papel das fontes de sentido do trabalho no processo de gerenciamento das emoções realizado pelos vendedores. ORIGINALIDADE/VALOR: Observaram-se poucos estudos que se propuseram a apresentar uma articulação entre sentido do trabalho (Rosso, Dekas, & Wrzesniewski, 2010) e gestão das emoções (Grandey, 2000) na literatura internacional, não havendo pesquisas sobre tal temática no âmbito nacional. Partindo dessa lacuna, a presente pesquisa propõe que o sentido do trabalho e a gestão das emoções estão intrinsecamente relacionados no campo da gestão, como forma de homogeneizar condutas e sentimentos relacionados ao trabalho e à organização. A originalidade da pesquisa reside em explicar como as organizações podem estabelecer mecanismos de sentido ao trabalho e contribuir com processos de gestão das emoções com caráter mais genuíno. E, consequentemente, como essa formatação subjetiva do trabalho contribui para a construção da experiência da marca no ambiente de venda. DESIGN/METODOLOGIA/ABORDAGEM: Trata-se de uma pesquisa qualitativa que ocorreu em uma loja de experiência localizada na cidade de São Paulo. A estratégia metodológica consistiu em adentrar o universo de trabalho dos vendedores, via observação participante, com o objetivo de compreender e explicar de que forma as fontes de sentido do trabalho podem contribuir no processo de gestão das emoções realizada pelos vendedores. Para análise de dados adotou-se a hermenêutica. RESULTADOS: A pesquisa apresenta que as fontes de sentido do trabalho promovidas pela empresa, como “autenticidade”, “autoeficácia”, “pertencimento”, “autoestima”, “senso de propósito” e “transcendência”, permitem mobilizar as emoções genuínas dos vendedores em direção aos objetivos organizacionais.