ID: 55407
Autoria:
Cláudio Luiz Chiusoli, Denis Alcides Rezende.
Fonte:
Revista de Administração da Unimep, v. 17, n. 2, p. 187-209, Maio-Agosto, 2019. 23 página(s).
Palavras-chave:
cidadãos , gestão pública , marketing urbano , servidor público
Tipo de documento: Artigo (Português)
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A gestão pública enfrenta problemas e desafios, como o combate à poluição ambiental, a oferta de uma saúde e educação de melhor qualidade, transporte e telecomunicação mais efetiva, cuja entrega de produtos e serviços públicos compõem as necessidades dos munícipes. Um dos motivos é que a população nas áreas urbanas está crescendo, gerando novas demandas o que exige que o planejamento seja um fator crucial para o desenvolvimento urbano. O objetivo é analisar a opinião dos cidadãos a respeito da gestão pública e o atendimento dos servidores públicos de uma cidade do estado do Paraná. Como sustentação do estudo foi feito levantamento teórico que abordou a respeito da nova abordagem da gestão pública e marketing urbano como planejamento na gestão pública. A metodologia da pesquisa utilizada foi um estudo exploratório e quantitativo com entrevistas junto a 172 cidadãos em que foram avaliadas 12 variáveis. Houve predominância na pesquisa por homens (70%) e mulheres (30%), concentração de entrevistados entre 31 a 50 anos (quase 60%) e 9 a cada 10 respondentes (90%) têm acesso e usa a rede social. Depois da obtenção dos dados coletados, os mesmos foram armazenados e processados eletronicamente no programa SPSS (v.22) e foram aplicados testes estatísticos: o Qui Quadrado e o coeficiente de correlação de Spearman. Os resultados auferidos apontam baixos índices de concordância na avaliação da gestão pública. Destaca-se que entre os dados obtidos há uma lacuna entre o que é real e o que é desejado, sugerindo que a gestão pública deve se aproximar mais dos cidadãos. Como achados, verificou-se ainda que 12% concordam que os serviços são ágeis e de qualidade, 31% consideram que os servidores têm capacidade de gestão técnica e 23% citam que são atenciosos e dedicados. A conclusão reitera que somente 16,2% concordam que cidade é bem administrada, e apenas 12% acreditam que está preparada para os próximos 20 anos. Para tanto, as limitações da pesquisa são que os resultados alcançados não devem ser generalizados e a survey não expressa a realidade de outras cidades. Como contribuições da pesquisa, do ponto de vista acadêmico, é servir de novos referenciais como fonte de consulta e, em relação à gestão pública, apontar as demandas dos cidadãos no sentido de aprimorar a comunicação, transparência, programas de governo e servidores mais capacitados. Dessa forma, entende-se que o estudo produziu um conjunto de conceitos teóricos e achados contribuindo ao estado da arte, podendo ser uma fonte de consulta permanente para os pesquisadores da área.