ID: 34974
Autoria:
Mario da Silva Oliveira, Sérgio Luiz do Amaral Moretti, Hamilton Pozo.
Fonte:
Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade, v. 7, n. 1, p. 20-33, Janeiro-Março, 2015. 14 página(s).
Palavras-chave:
Gestão , Hospitalidade , São Paulo , Setor de Serviço; Restaurante , SP
Tipo de documento: Artigo (Português)
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O setor dos serviços de alimentação mudou significativamente nas últimas três décadas. O estilo familiar que antes imperava deu lugar a empreendimentos profissionalizados. Este artigo busca compreender esta evolução a partir da relação entre os conceitos da gestão de restaurantes e a hospitalidade. Para atender este objetivo elaborou-se um estudo múltiplo de caso envolvendo quatro restaurantes de diferentes posicionamentos, em São Paulo/SP, todos reconhecidos por seu sucesso há mais de quinze anos. O estudo da identidade dos estabelecimentos possibilita a concepção de processos operacionais e sua relação com a hospitalidade. Os resultados do estudo sugerem que a gestão da hospitalidade nos restaurantes pesquisados é prioritária para seus dirigentes, que atestam sua importância na complexa gestão do negócio e fazem-no eficientemente. Conclui-se que um plano inicial de ação e o posicionamento temático são, assim como o plano de negócio se procedimentos financeiros,indispensáveis para o sucesso e perenidade destes empreendimentos.