ID: 42054
Autoria:
Marcelo Ribeiro Silva, Cláudio Cesar da Silva, Letícia Rodrigues da Fonseca, Luiz Carlos da Silva.
Fonte:
Revista de Administração FACES Journal, v. 15, n. 2, p. 46-65, Abril-Junho, 2016. 20 página(s).
Palavras-chave:
Aprendizagem Grupal , Empresas Automotivas , Grupos Multifuncionais , Sistema de Memória Transitiva
Tipo de documento: Artigo (Inglês)
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O objetivo deste artigo é entender o processo de aprendizagem que ocorre nos grupos multifuncionais de empresas do ramo automotivo, à luz do Sistema de Memória Transitiva (SMT). Os objetivos específicos procuraram entender e descrever a metodologia de funcionamento utilizada para a operação dos grupos multifuncionais e sua relação com a aprendizagem, os principais fatores que facilitam a aprendizagem grupal e os momentos pelos quais houve evidências de aprendizagem grupal. A metodologia de pesquisa utilizada é de ordem qualitativa e exploratória, já que o tema tem sido pouco explorado no âmbito acadêmico. Foram investigadas duas organizações distintas: a primeira trata-se de uma multinacional que trabalha com uma estratégia de ofertar produtos de inovação completa e outra com estratégia de ofertar produtos de inovação incremental para o ramo automotivo. Os resultados indicaram que o SMT de fato age como um importante instrumento facilitador da aprendizagem grupal.