ID: 51011
Autoria:
Priscila Rezende da Costa, Lucimar da Silva Itelvino.
Fonte:
Revista Ibero-Americana de Estratégia, v. 17, n. 3, p. 17-40, Julho-Setembro, 2018. 24 página(s).
Palavras-chave:
ATLAS , Empreendedorismo Inovador , Grounded Theory , Negócios Sociais , ti
Tipo de documento: Artigo (Português)
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OBJETIVO DO ESTUDO: Explorar como se dá a estratégia de ascensão do empreendedorismo inovador, em negócios sociais, que qualificam a oferta de produtos e serviços educacionais e da saúde. METODOLOGIA/ABORDAGEM: Foi adotada a pesquisa qualitativa denominada Grounded Theory, fundamentada em dados empíricos. Para tal, foi construído um exemplo didático, com a utilização detalhada do Software ATLAS.ti. A unidade hermenêutica (projeto no ATLAS.ti) contemplou os seguintes documentos primários: (a) histórias de vida de seis empreendedores sociais, (b) relatórios sobre o desenvolvimento dos negócios sociais (Cren, Cies, Geekie, Imaflora, Educar e Noos) e (c) depoimentos dos indivíduos impactados. PRINCIPAIS RESULTADOS: Em relação aos principais resultados, destaca-se o detalhamento didático sobre como o ATLAS.ti foi utilizado como apoio às codificações (aberta, axial e seletiva), que fundamentam a Grounded Theory, promovendo a organização, recuperação e cruzamento de dados acerca da estratégia de ascensão do empreendedorismo inovador em negócios sociais; CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS/METODOLÓGICAS: A principal contribuição foi a proposição de uma matriz de alinhamento da Grounded Theory, com utilização detalhada do Software ATLAS.ti, considerando como exemplo didático a estratégia de ascensão do empreendedorismo inovador, em negócios sociais, que qualificam a oferta de produtos e serviços educacionais e da saúde. RELEVÂNCIA/ORIGINALIDADE: Foi possível demonstrar as associações entre categorias e subcategorias de análise do estudo a partir de componentes característicos do ATLAS.ti (não disponíveis em outros CAQDAS), como Code Cooccurence e Networks.