ID: 66579
Autoria:
Rita Afonso, Dorothea Kleine, Gabriel Orsi-Tinoco.
Fonte:
Revista de Administração da UFSM, v. 15, n. 1, p. 123-136, Janeiro-Março, 2022. 14 página(s).
Palavras-chave:
atores , gestão , Inovação social , políticas públicas
Tipo de documento: Artigo (Inglês)
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Objetivo: Este artigo realiza revisão de literatura sobre inovação social, com foco também na produção da América Latina, identificando como os conteúdos dialogam com a realidade de iniciativas na cidade do Rio de Janeiro, Brasil. Design/metodologia/abordagem: A pesquisa qualitativa mapeou 53 iniciativas de inovação social com algum uso digital e analisou 20 destas iniciativas. Utilizando uma metodologia descritiva e exploratória, o estudo foi realizado em cinco etapas: (1) revisão de literatura, (2) mapeamento de iniciativas, (3) seleção de 20 iniciativas, (4) entrevistas e análise, (5) oficina de discussão dos resultados. Resultados: Os resultados mostraram que as iniciativas diferem um pouco em relação a literatura. Mais especificamente, percebeu-se nesta análise que na cidade (1) as inovações sociais ocorrem quase que exclusivamente por movimento de atores da sociedade civil, (2) há pouca, nenhuma, ou articulação indireta com governos e políticas públicas, e (3) o uso do digital e a gestão ainda são reativos e não estratégicos, centrados, quase que exclusivamente, nas redes sociais tanto como ferramenta de comunicação, quanto de gestão. Limitações/implicações da pesquisa: Este estudo não pode ser generalizado para a cidade uma vez que a amostra foi identificada por adesão voluntária das iniciativas a um chamado na internet. Originalidade: Este estudo contribui com o conhecimento das inovações sociais na cidade do Rio de Janeiro, fornecendo elementos para debate de decisores públicos e privados, além da academia e mostra a necessidade de produção de conhecimento para gestão de inovações sociais enraizado no contexto e na realidade local.