ID: 42232
Autoria:
Sady Mazzioni, Fábio José Diel, Juliete Maria Senczkowski de Oliveira.
Fonte:
Contabilidade, Gestão e Governança, v. 19, n. 2, p. 230-253, Maio-Agosto, 2016. 24 página(s).
Palavras-chave:
Atributos de qualidade da informação , Qualidade da informação contábil , TOPSIS
Tipo de documento: Artigo (Português)
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O objetivo do estudo é analisar a qualidade da informação contábil em empresas participantes do mercado acionário brasileiro. A amostra investigada é composta por 101 empresas não financeiras listadas na BM&FBovespa, no período de 2003 a 2014. O estudo é de caráter descritivo, com coleta documental e de análise quantitativa. A partir do cálculo individual dos atributos da persistência, previsibilidade e suavização dos lucros de cada empresa, foi elaborado um ranking da qualidade da informação contábil com o uso do método de análise multicritério TOPSIS e da entropia. Em seguida foram analisados os fatores determinantes do posicionamento das empresas no ranking da qualidade da informação contábil, por meio do teste t de médias e da regressão linear multivariada. Ao se separar as empresas em dois grupos, as características empresariais de crescimento de vendas, nível de governança corporativa, retorno sobre ativos e emissão de ADR´s apresentaram médias com diferenças estatisticamente significativas. Contudo, somente o crescimento de vendas apresentou relação estatisticamente significativa, de forma negativa, para explicar o posicionamento das empresas no ranking da qualidade da informação contábil, confirmando evidências empíricas existentes de que empresas com crescimento elevado têm menor persistência dos lucros.