ID: 10629
Autoria:
Aldo José Brunhara.
Fonte:
InternexT - Revista Eletrônica de Negócios Internacionais da ESPM, v. 8, n. 2, p. 99-112, Maio-Agosto, 2013. 14 página(s).
Palavras-chave:
Modelo de Whitelock , Modos de Entrada , teorias de Internacionalização , TOTVS
Tipo de documento: Artigo (Português)
Ver Resumo
O presente estudo busca identificar, à luz do modelo de Whitelock (2002), as aderências das teorias no processo de internacionalização da Totvs – maior empresa brasileira de software de gestão – com o estudo de caso da aquisição da empresa mexicana Sipros. A pesquisa realizada é do tipo qualitativa, executada a partir do protocolo de estudo de caso com o planejamento do roteiro de entrevistas, incluindo questões abertas, efetuada com o diretor de negócios internacionais e o diretor geral da empresa no México. Os resultados da investigação demonstram que o modelo de Whitelock (2002) beneficia a compreensão da internacionalização da empresa, uma vez que o processo da Totvs pode ser avaliado por diferentes óticas. O resultado confirma que o processo de internacionalização da Totvs é aderente aos conceitos da Escola de Uppsala, obtendo crescimento gradual das entradas em mercados com distância psíquica próxima ao mercado do país de origem. Por outro lado, confirma a teoria do paradigma eclético – O-Ownership de Dunning (1980), que apesar da entrada no México seguir os modelos de experiências de internacionalização adquiridas anteriormente e de forma gradual, a aquisição ocorreu por meio de interesses mercadológicos, buscou queimar etapas, e, desta forma, entrar em mercados mais relevantes – o Marketing Seeking – para adquirir o know-how do mercado e a propriedade de produtos complementares ao portfólio da organização em estudo.