ID: 7610
Autoria:
Ailton Conde Jussani, Daniela Dutra da Costa, Eduardo Pinheiro Gondim de Vasconcellos, Roberto Sbragia.
Fonte:
Future Studies Research Journal: Trends and Strategies, v. 4, n. 1, p. 3-30, Janeiro-Junho, 2012. 28 página(s).
Palavras-chave:
Densidade tecnológica , Estratégia tecnológica , Fontes tecnológicas , Indústria de cerâmica
Tipo de documento: Artigo (Português)
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A competitividade é uma das grandes questões empresariais na atualidade. O ambiente econômico exige do empresário capacidade de potencializar os recursos produtivos de que dispõe. Esta pesquisa tem como objetivo estudar a etapa de identificação de fontes externas de informação tecnológica em uma indústria de cerâmica vermelha. Inicialmente foi feita uma revisão abrangente da literatura sobre estratégia, gestão e fontes tecnológicas. Adicionalmente, fez-se uma contextualização do setor cerâmico no Brasil. A seguir, foi aplicado um estudo de caso em uma indústria de cerâmica vermelha no estado do Piauí por meio de uma entrevista com um dos diretores da empresa e com a gerente de qualidade. O estudo deste caso pode ser classificado como exploratório, pois aumentou a compreensão do fenômeno estudado. A revisão da literatura indicou a existência de baixa densidade tecnológica no setor cerâmico no Brasil. O setor da indústria de cerâmica vermelha é pouco dinâmico no que diz respeito ao desenvolvimento de novos produtos. Porém, na empresa pesquisada, há uma procura em melhorar a qualidade dos produtos ofertados e em desenvolver novos processos, não somente por meio de mudanças incrementais, mas também por meio de projetos inovadores. Para obter sucesso nesta procura, a empresa sistematiza a gestão de fontes externas de informação tecnológica.