ID: 37253
Autoria:
Edgard Bruno Cornachione Junior, Márcia Martins Mendes De Luca, Jacqueline Veneroso Alves da Cunha, Ernani Ott.
Fonte:
Revista Universo Contábil, v. 11, n. 2, p. 47-64, Abril-Junho, 2015. 18 página(s).
Palavras-chave:
Afiliação , Educação Contábil , Poder , Sucesso , Teoria Motivacional
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Entre as diversas teorias que tratam da motivação humana, destaca-se a teoria motivacional de conteúdo desenvolvida por McClelland (1961), que identifica três necessidades aprendidas e adquiridas por meio da interação social: sucesso, afiliação e poder. Considerando o ambiente educacional, em especial as necessidades motivacionais de alunos de graduação, o presente estudo tem o objetivo de buscar evidências que permitam identificar a relação entre as necessidades motivacionais sucesso, afiliação e poder e o nível de remuneração e de desempenho acadêmico de graduandos em Ciências Contábeis. Investiga-se, ainda, a relação entre as necessidades motivacionais e algumas características dos respondentes como gênero, instituição em que cursou o ensino médio (pública ou privada), tempo dedicado ao estudo, vínculo empregatício e turno do curso de graduação. As evidências foram coletadas a partir de questionário respondido por 769 estudantes de graduação em Ciências Contábeis em Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras. Os resultados indicam que os estudantes apresentam um perfil com forte motivação para o sucesso, destacando-se que a média de motivação para o poder está abaixo do ponto central da escala adotada no instrumento. Foram encontradas duas associações com correlação significativa, porém baixa, entre motivação para sucesso e níveis de remuneração, e entre motivação para afiliação e níveis de desempenho acadêmico.