ID: 54530
Autoria:
Deborah Moraes Zouain, Mário Cesar Rosa de Azeredo, André Luís Faria Duarte, Luiz Alexandre Valadão de Souza.
Fonte:
Sociedade, Contabilidade e Gestão, v. 14, n. 3, p. 91-117, Setembro-Dezembro, 2019. 27 página(s).
Palavras-chave:
Administração pública , Infraestrutura de transporte , Política pública , Transporte , Transporte ferroviário
Tipo de documento: Artigo (Português)
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O presente artigo aborda os problemas enfrentados pela administração pública federal no contexto de um dos maiores projetos de infraestrutura já previstos no país, intitulado de Trem de Alta Velocidade RJ - Campinas (TAV Brasil). O trabalho não está direcionado a questões técnicas, relatando apenas detalhes que possam contribuir para um melhor entendimento acerca do avanço de tecnologia que o envolve. O foco encontra-se nas ações promovidas pelos atores envolvidos no empreendimento, bem como no contexto geral que inviabilizou o sucesso da sua concessão pública durante os dois mandatos do Presidente Lula e o primeiro mandato da Presidenta Dilma. Assim, o objetivo desse artigo é descrever o conjunto de ações que causaram o fracasso da implementação do TAV entre os anos de 2010 e 2014, sob a ótica da teoria dos stakeholders, ampliando e fortalecendo as discussões acerca dos desafios e perspectivas da execução de megaprojetos na área de infraestrutura no Brasil. O tema contemporâneo exigiu, na concepção deste estudo de caso, extensa pesquisa documental, realizada por meio de matérias disponíveis na internet, reportagens dos principais veículos da imprensa, artigos e textos publicados por especialistas no assunto. Entrevistas com pessoas que participaram, em algum momento, do ciclo dessa política pública enriqueceram os dados, visando a descrição de ações e da estrutura concebida para o projeto pelo Governo Federal. Os resultados giram em torno da grande complexidade do projeto e do fracasso dos leilões do TAV, durante o período de 2010 a 2014, agrupando as causas em dois grupos distintos: as originadas intragoverno e as originadas extragoverno.