ID: 66376
Autoria:
Pablo Fernando Lopes, Fernando Haddad Zaidan, José Luis Braga, Fabrício Martins Mendonça.
Fonte:
Revista Gestão & Tecnologia, v. 22, n. 1, p. 216-247, Janeiro-Março, 2022. 32 página(s).
Palavras-chave:
Capacitação Profissional , RA , Realidade Aumentada , Treinamento
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Objetivo: o objetivo do presente estudo é investigar, via experimento, como a realidade aumentada (RA) pode ser empregada para adaptar um sistema produtivo, proporcionando capacitação profissional. Metodologia: desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa do tipo descritiva, a qual considerou a existência de uma relação dinâmica entre o mundo real e o sujeito pesquisado. Também é adotado uma natureza quantitativa, pois traduz em números as informações para classificá-las e organizá-las. O delineamento de pesquisa utilizado é o experimental, para observar os efeitos das variáveis no objeto de estudo. A coleta de dados utilizada é a observação direta e extensiva, através da análise dos resultados do experimento que serão comparados com a realidade utilizada no meio industrial. Originalidade: devido ao número baixo de publicações comparativas entre métodos tradicionais de treinamento com métodos utilizando a RA, que esse estudo apresenta a implementação de um modelo de trabalho que adota a RA para melhorar a qualificação profissional e os processos produtivos. Principais Resultados: os resultados demonstram que o método proposto é mais efetivo para a capacitação profissional do que os métodos tradicionais. Contribuições teóricas: foi comprovado que a utilização de recursos tecnológicos capacita as pessoas em qualquer atividade, melhorando o desempenho, além de ter como consequência um processo mais econômico. Contribuições sociais: este estudo proporcionou enxergar as inúmeras possibilidades da aplicação dos recursos tecnológicos, para melhorar as condições das atividades laborais, trazendo comodidade, conforto, resolvendo problemas, promovendo capacitação profissional e aprimoramento habilidades pessoais.