ID: 59903
Autoria:
Thiago Duarte Pimentel, Mariana Pereira Chaves Pimentel, Fabíola Cristina Costa de Carvalho.
Fonte:
Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade, v. 12, n. 4, p. 926-964, Outubro-Dezembro, 2020. 39 página(s).
Palavras-chave:
América Latina , Pesquisa em Turismo , Pós-graduação em Turismo , Turismo
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Este artigo analisa os programas de pós-graduação em Turismo [mestrado e doutorado] na Argentina, Brasil e México. A pesquisa fundamenta-se, teoricamente, na sociologia do conhecimento, área que se debruça sobre as condições materiais de produção do conhecimento científico (Merton, 1974). Em particular, o objetivo foi o de analisar a distribuição da oferta educacional em Turismo, em nível de pós-graduação, a partir de suas estruturas coletivas [universidade, burocracia, grupos de pesquisa], suas características e suas funções, com vistas a identificar que condições estas estruturas fornecem ao processo de produção do conhecimento científico, fundamentado pela análise dos subsistemas de educação superior em Turismo em cada país. Metodologicamente, a pesquisa seguiu o método misto, sendo quanti-qualitativa, realizada por meio de um censo da oferta educacional em Turismo em nível de pós-graduação em cada locus de estudo, de onde derivou-se uma análise quantitativa sobre a estrutura e configuração [áreas temáticas, objetivos, planos de estudos, corpo docente, perfil de egressos, e grupos/projetos de pesquisa] destes sistemas, seguida de uma análise qualitativa sobre os conteúdos dos cursos [planos de estudos], em si. Os resultados mostram a recenticidade da criação de tal oferta - a grande maioria dos programas apresenta menos de 10 anos de existência. Também há uma desproporcionalidade significativa, em todos os países, da mesma em relação à oferta da graduação; além de ser heterogênea e sua produção de conhecimento incipiente. Portanto, há diferenças significativas nos sistemas educativos, nas orientações políticas e nos objetivos de as instituições educativas definir diferentemente as ofertas de ensino de pós-graduação em Turismo nesses países.