ID: 60527
Autoria:
Thiago Soares Nunes.
Fonte:
Revista de Gestão e Secretariado, v. 11, n. 3, p. 212-237, Setembro-Dezembro, 2020. 26 página(s).
Palavras-chave:
Assédio moral , Discente , Docente , Pós-Graduação , Universidade
Tipo de documento: Artigo (Português)
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O meio acadêmico e de pesquisa são contextos de trabalho nos quais ocorrem situações de assédio moral, seja pelo abuso de poder, pressões e cobranças, vaidades/ego ou pela recusa de diferença. Esta pesquisa objetivou identificar as práticas de assédio moral vivenciadas por discentes e servidores docentes vinculados aos Programas de Pós-Graduação stricto sensu de uma Universidade da região sul brasileira. A pesquisa teve uma abordagem mista (quantiquali), sendo aplicado um questionário online (126 respostas) e realizadas entrevistas semiestruturadas (7) com docentes e discentes da Pós-Graduação. Foram realizadas análises descritivas dos dados e análise de conteúdo. Verificou-se a ocorrência de situações de assédio relacionado ao trabalho (por exemplo, opiniões e pontos de vista ignorados, sobrecarga de trabalho), assédio pessoal (ser ignorado/excluído; humilhado ou ridicularizado; comentários ofensivos sobre o indivíduo) e, em menor escala, assédio por intimidações físicas ou sexuais (gritaram com você/agressividade gratuita; comportamentos intimidativos). Tanto docentes quanto discentes experienciaram situações como estas de forma frequente. Observou-se que as agressões sofridas pelos discentes partem, principalmente, dos docentes durante a aula ou em orientações, sendo que no ambiente de aula as agressões são dirigidas aos alunos de forma geral. Já os docentes são alvos majoritariamente dos próprios colegas. Por fim, o assédio moral é uma prática frequente na Pós-Graduação, a qual naturaliza determinados comportamentos hostis, como se estes fizessem parte “da formação do discente”. Ressalta-se a importância de debates sobre assédio moral no contexto acadêmico e científico, de modo a contribuir para mudanças de crenças e práticas.