ID: 32905
Autoria:
Cristina Nardin Zabotto, Sérgio Luís Silva, Ana Lúcia Vitale Torkomian.
Fonte:
Perspectivas em Gestão & Conhecimento, v. 4, n. esp., p. 83-95, Outubro, 2014. 13 página(s).
Palavras-chave:
Compartilhamento de conhecimentos , Envolvimento do consumidor , Pesquisa de Mercado , Redes de cooperação , Usabilidade de produtos
Tipo de documento: Artigo (Português)
Ver Resumo
A utilização de redes entre colaboradores de diferentes empresas para favorecer a troca de experiências pode trazer múltiplas vantagens a todos os participantes, incrementando a competitividade geral. As redes são bastante abrangentes e utilizadas em vários campos empresariais, inclusive na área de usabilidade, que é o fator que avalia a qualidade no uso de um produto. O objetivo deste trabalho é analisar a prática e os interesses dos profissionais que atuam na área de pesquisa de usabilidade de produtos em empresas que participam de rede colaborativa. Para tal realiza estudo de caso em uma rede que possui sete empresas, sendo entrevistados os funcionários representantes de cada uma das empresas na rede. Os resultados mostram a percepção dos envolvidos quanto aos benefícios das informações que a rede fornece aos participantes, que passam a utilizá-las nas suas atividades regulares nas organizações, o que reforça o interesse e as expectativas de troca de novas experiências.