ID: 36319
Autoria:
Sibelly Resch, Milton Carlos Farina.
Fonte:
Revista de Administração Mackenzie, v. 16, n. 3, p. 51-75, Maio-Junho, 2015. 25 página(s).
Palavras-chave:
Agricultura , Agroalimentar , Alimentos , Nanotecnologia , VOSviewer
Tipo de documento: Artigo (Português)
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A nanotecnologia é considerada por muitos autores como a base para a próxima revolução industrial. O prefixo “nano” equivale a 10-9m. A manipulação na escala nanométrica pode modificar propriedades como cor, condutividade, reatividade, ponto de fusão, entre outras, criando novas aplicações para os materiais. É considera como uma ciência multidisciplinar com aplicações em distintos setores, tais como física, química, biologia, materiais, informação, entre outros. No Brasil, as políticas de apoio às nanotecnologias iniciaram em 2001 e a partir de 2007, a nanotecnologia foi identificada como área estratégica para o governo brasileiro por seu potencial de inovação, crescimento de mercado e benefícios associados à sua utilização. O setor agroalimentar, objeto desse estudo, é uma das áreas que pode se beneficiar com a utilização das nanotecnologias. Considerando a importância do setor para a economia brasileira, esse trabalho tem como objetivo identificar e descrever as pesquisas que envolvem a nanotecnologia no setor agroalimentar. Para isso, realizou-se uma aplicação com o software VOSviewer a partir de trabalhos publicados na base SCOPUS. Para identificar como as pesquisas evoluíram ao longo do tempo, dividiu-se a busca em três períodos: 2001-2005; 2006-2009; 2010-2013. Os resultados apontam quatro tendências: a) uso dos biosensores, especialmente para detecção de contaminação; b) uso de embalagens ativas, biodegradáveis e indicadoras de deterioração ou contaminação; c) encapsulamento para entrega de nutrientes; e d) riscos e benefícios, marcos regulatórios. Os resultados podem subsidiar a elaboração de políticas de apoio e fomento à nanotecnologia para o setor agroalimentar bem como sugerem temas de pesquisa para identificação do estágio atual dessas tecnologias no Brasil. A prospecção realizada também contribui para a identificação de oportunidades de negócios para os empresários brasileiros.