ID: 65358
Autoria:
Célio Alves Castro, Danylo Augusto Armelin, Lucas Maciel, Nadia Kassouf Pizzinatto.
Fonte:
Revista de Administração da Unimep, v. 19, n. 5, p. 97-113, Setembro-Dezembro, 2021. 17 página(s).
Palavras-chave:
colaborativo , Consumidor , tecnologia , valor
Tipo de documento: Artigo (Português)
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O consumo colaborativo tem se tornado opção para novos modelos de negócios para empresas, em especial as startups e novas oportunidades de remuneração para pessoas comuns. Esse processo de consumo colaborativo só se tornou possível devido a revolução dos smartphones e as possibilidades de conectividade e portabilidade da informação que os mesmos propiciaram e outras situações macroeconômicas. Empresas que trabalham práticas relacionadas ao consumo colaborativo precisam conhecer o seu público-alvo de forma aprofundada. Nesse sentido, conhecer os fatores que levam o consumidor a optar pela prestação de serviço de uma determinada empresa consiste num fator crucial para o posicionamento mercadológico e sua sobrevivência em longo prazo no segmento de mercado em que atua. Assim, o presente artigo volta-se a investigar quais são os fatores motivacionais mais importantes dentro de um ambiente de consumo colaborativo quanto a opção dos usuários do serviço do Uber e do Uber Pool. Para isso foi realizada uma pesquisa quantitativa durante os meses de maio e junho de 2017 junto a 62 usuários do Uber, onde os dados foram coletados por meio da ferramenta de survey online: Google Forms. O questionário apresentou duas etapas de questões, onde a importância e a diferença percebida quanto aos fatores motivacionais foram levantadas. O cruzamento da importância com a diferença percebida possibilitou ranquear os fatores motivacionais mais importantes. Os fatores motivacionais abordados no questionário foram identificados previamente por meio uma pesquisa bibliográfica nas principais publicações sobre o tema, sendo que esses fatores motivacionais foram posteriormente agrupados em quatro áreas: segurança, status, conveniência e social/ecológico. Conforme os dados obtidos, os principais fatores motivacionais no momento da escolha pela prestação de serviço do Uber e do Uber Pool foram a conveniência que o serviço possibilita ao usuário, ter na palma de suas mãos a possibilidade de contratar a prestação do serviço e acompanhar o tempo de chegada do prestador e da viagem ao destino. Outro ponto refere-se ao fator precificação da prestação do serviço, percebida pelos usuários como um diferencial da empresa, frente ser mais em conta que o habitual serviço de deslocamento, os táxis. Fatores mais voltados para o lado social e ecológico do consumo colaborativo apresentaram baixa importância ao se comparar com resultados de pesquisas qualitativas conduzidas em outros países, indicando um perfil diferenciado do público brasileiro. Dessa forma, o estudo permite compreender as motivações para a escolha do serviço, contribuindo para um melhor posicionamento da empresa face às necessidades e anseios do consumidor.