ID: 63717
Autoria:
Aline Nunes Gonçalves Lira, Vinícius Farias Moreira, Suzanne Érica Nóbrega Correia.
Fonte:
Revista Brasileira de Gestão e Inovação, v. 9, n. 1, p. 17-44, Setembro-Dezembro, 2021. 28 página(s).
Palavras-chave:
Negócios de impacto social , Negócios sociais , Valor social
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Este trabalho tem o objetivo analisar quais são os fatores contributivos e limitadores para os negócios tecnológicos de impacto social presentes no ecossistema de inovação da Paraíba, de acordo com o modelo de Jappe (2013). Em termos metodológicos, é empregada uma abordagem qualitativa do tipo descritiva, e foi realizado um estudo multicasos de empresas vinculados à Incubadora de Negócios Criativos e Inovadores de Campina Grande (ITCG). A coleta de dados se deu por meio de entrevistas semiestruturadas com os gestores das organizações, além do exame de documentos internos e observação participante. A análise, por sua vez, foi baseada na triangulação dos dados obtidos, tendo como principal fonte de informação as entrevistas realizadas. Os dados obtidos foram expostos baseados em cinco dimensões compostas por 8 aspectos contributivos e 18 limitadores, de acordo com o modelo de Jappe (2013). Os resultados apontam que na dimensão valor social os empreendedores apresentam a intencionalidade de gerar impacto social; bem como utilizam mecanismos de mercado na busca da sustentabilidade financeira. Na dimensão de governança corporativa e processo de tomada de decisão, percebeu se que as estruturas internas precisam estar alinhadas à proposta de desenvolvimento da empresa, embora não efetivamente aplicadas. Os empreendimentos recebem suporte jurídico da ITCG em relação as questões de negócio. O estudo permitiu identificar que as tensões nos negócios sociais investigados são inerentes ao perfil em que elas atuam. Assim, equilibrar o lucro com objetivos sociais e ambientais gera o desafio mais evidente nos negócios sociais.