ID: 47084
Autoria:
Vívian Flores Costa, Vania de Fátima Barros Estivalete, Taís de Andrade, Lisiane Pellini Faller, Jefferson Menezes de Oliveira.
Fonte:
Revista de Gestão, v. 24, n. 4, p. 304-315, Outubro-Dezembro, 2017. 12 página(s).
Palavras-chave:
Comportamento de cidadania organizacional , Satisfação no trabalho , Valores organizacionais
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Este estudo foi desenvolvido com o propósito de analisar a influência dos valores organizacionais e da satisfação no trabalho nos comportamentos de cidadania organizacional (CCO). Para tanto, fez‐se uma pesquisa descritiva, de natureza quantitativa, desenvolvida por meio de um estudo com 302 colaboradores, pertencentes a diversas posições hierárquicas, de uma empresa fabricante de eletrodomésticos do Rio Grande do Sul (RS). Os investigados responderam a um questionário elaborado a partir dos modelos Escala de Civismo nas Organizações (ECO), de Porto e Tamayo (2003), Inventário de Perfis de Valores Organizacionais (IPVO), de Oliveira e Tamayo (2004), e Escala de Satisfação no Trabalho (EST), de Siqueira (1995). Ao estabelecer as relações entre os valores organizacionais, a satisfação no trabalho e os comportamentos de cidadania organizacional, constataram‐se, de maneira geral, correlações entre esses construtos. A maior delas, sobre a relação dos valores organizacionais e os CCO, foi encontrada entre o fator prestígio e a criação de clima favorável à organização no ambiente externo (0,539). Quanto à relação da satisfação no trabalho e os CCO, a mais elevada foi entre o fator satisfação com o salário e as promoções e o criação de clima favorável à organização no ambiente externo (0,494). Ainda, por meio das análises de regressão múltiplas, conferiu‐se que os valores organizacionais e a satisfação no trabalho exercem influência nos comportamentos de cidadania organizacional.