ID: 69433
Autoria:
Gildygleide Cruz de Brito Rêgo, Ricardo Lanzarini, Adson de Lima Claudino, Aline Gisele Azevedo Lima de Barros.
Fonte:
Marketing & Tourism Review, v. 8, n. 2, p. 1-32, Agosto-Dezembro, 2022. 32 página(s).
Palavras-chave:
Empresas de eventos , Pessoas , Turnover , Vantagem competitiva
Tipo de documento: Artigo (Português)
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No entendimento que o movimento de admissões e demissões de colaboradores em uma empresa é denominado índice de turnover, o objetivo deste estudo é identificar este índice nas empresas organizadoras de eventos da cidade de Natal/RN, a fim de compreender sua influência e seus aspectos positivos e/ou negativos sobre essas organizações. Caracteriza-se como um estudo de caso de caráter qualitativo, descritivo e exploratório, realizado no mês de abril de 2021. Os resultados desta análise indicam uma visão deturpada por grande parte das organizações analisadas que afirmam deter uma taxa de rotatividade baixa, dado refutado diante do cálculo do índice de turnover que demonstrou valores que, para a maioria das organizações analisadas, variam de Ruim a Crítico - acima de 15%, fato que demonstra a ausência de estratégia voltada a construção do capital intelectual e um baixo foco na retenção do colaborador, fazendo com que o turnover não traga os benefícios esperados, como a própria renovação da organização, mas sim, ampliando os danos causados pela substituição recorrente de colaboradores. Conclui-se aqui que a presente pesquisa evidencia a necessidade de um acompanhamento e controle do índice de turnover e seus respectivos fatores motivadores, fazendo-se necessário entender que, apesar do planejamento de eventos revestir-se de caráter tecnicista, sua efetivação vai além da simples amálgama de serviços, devendo considerar o indivíduo como fator determinante por agregar sua expertise e conhecimento, e, estando a gestão de pessoas alinhada à estratégia organizacional, possibilita o comprometimento, assim como, a retenção de colaboradores competentes, favorecendo diretamente a construção da vantagem competitiva.