ID: 26748
Autoria:
Bianca Bozon Moreira, Lucia Regina Borges Sergio.
Fonte:
Revista de Administração da Unimep, v. 3, n. 2, p. 150-169, Maio-Agosto, 2005. 20 página(s).
Palavras-chave:
marketing , satisfação , vendas
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Apesar das vantagens da criação de equipes multidisciplinares, ainda pode-se observar que algumas áreas ainda têm mais importância dentro das empresas. Considerando que o consumidor hoje é quem dita as regras e define o que quer comprar e de que forma, a venda personalizada está cada vez mais em voga. Nesse sentido, considerando que é a área de vendas é a que está mais próxima do cliente e que, portanto, conhece melhor as suas necessidades e que o relacionamento com a empresa se estabelece ali, de fato, parece inevitável que haja parceria efetiva entre as áreas de vendas com as outras áreas da empresa, no caso a área de marketing que é responsável pela elaboração de ações que visam conquistar e manter clientes, satisfazendo-os em suas expectativas. Nesse sentido, o objetivo deste estudo é mostrar a experiência, por meio de entrevista não dirigida, de uma empresa localizada no Rio de Janeiro, do segmento de bebidas, que unificou as áreas de vendas e marketing visando o objetivo comum que é a satisfação do cliente e, com isso otimizar os lucros. Para tanto, são abordados os conceitos de motivação dos vendedores, satisfação e encantamento dos. As considerações finais discutem o modelo proposto e sugerem que a interação entre áreas distintas pode ser um fator de sucesso para empresas.