ID: 67715
Autoria:
Emanuele Canali Fossatti, Maria de Lourdes Borges, Anelise Rebelato Mozzato.
Fonte:
Revista de Administração da Unimep, v. 19, n. 7, p. 159-179, Janeiro-Maio, 2022. 21 página(s).
Palavras-chave:
aposentadoria , instituição de ensino superior , sensemaking
Tipo de documento: Artigo (Português)
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O processo de aposentadoria traz consigo implicações na vida dos trabalhadores, as quais envolvem significativos fatores subjetivos, uma vez que diversos aspectos sociais, culturais e econômicos resultam desse processo trazendo desafios no âmbito organizacional e no campo da gestão de pessoas (GP). Assim, este artigo buscou identificar como a abordagem do sensemaking pode ser identificada e analisada no processo de aposentadoria de trabalhadores em uma instituição de ensino superior (IES). Embora existam poucos estudos que relacionam a temática do sensemaking com o processo de aposentadoria na área das Ciências Sociais Aplicadas, uma abordagem baseada nesta temática pode dar ênfase em como profissionais entendem os eventos voltados à aposentadoria. Deste modo, o presente artigo se propõe a ajudar a diminuir a lacuna de pesquisa sobre o sensemaking no processo de aposentadoria, especialmente no contexto brasileiro. Este artigo caracteriza-se como um estudo de caso, de caráter descritivo e qualitativo, constituindo-se numa pesquisa com corte transversal. A técnica de coleta de dados utilizada foi a entrevista com roteiro semiestruturado, realizada com quatorze profissionais em fase de aposentadoria. A análise dos dados foi realizada por meio da análise de conteúdo com o auxílio do software NVivo11. As categorias de análise foram definidas a priori, constituindo-se das sete propriedades do sensemaking propostas por Weick (1995). Tais propriedades foram analisadas uma a uma e os resultados identificaram elementos de representação do processo de aposentadoria dentre todas as propriedades do sensemaking, ressaltando-se que a criação de sentido é identificada de forma contínua, mantendo a ação e a cognição integradas em um fluxo de experiência entrelaçado através de palavras e ações. Ainda, foi possível identificar como resultado da presente pesquisa que a criação de sentido frente ao processo de aposentadoria é envolta por significativa subjetividade e depende da identidade de cada indivíduo, do seu contexto social, das suas experiências passadas, bem como, é um processo que está em constante movimento. A maneira como cada indivíduo constrói sentido a algo específico, como o processo de aposentadoria, pode influenciar sua forma de ser e estar frente a este processo. Além disso, a construção de sentido que cada um atribuiu ao processo de aposentadoria tem relação com as suas experiências passadas. Por fim, salienta-se que a abordagem dessa pesquisa, baseada no sensemaking, pôde dar ênfase em como as pessoas entendem os eventos voltados à aposentadoria e seus significados subjetivos, contribuindo assim para o avanço do conhecimento acadêmico e gerencial. Inclusive, sugestões para pesquisas futuras foram apresentadas. Assim, estudos como o proposto podem embasar ações, políticas e práticas voltadas ao processo de aposentadoria nas organizações.