ID: 54559
Autoria:
Ana Flávia Marques de Sousa, Jéssica Mieko Ota Alves, Juliana Barbara da Silva Oliveira, Vinícius Silva Pereira.
Fonte:
Revista Inovação, Projetos e Tecnologias, v. 7, n. 1, p. 127-141, Janeiro-Junho, 2019. 15 página(s).
Palavras-chave:
Assistência , Governança , Orçamento , Saúde
Tipo de documento: Artigo (Português)
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A pesquisa avaliou a relação entre os recursos públicos recebidos por um Hospital Público Uberlandense e a distribuição daquele orçamento em serviços de assistência à saúde de 2009 a 2016. Na oportunidade também foram comparadas as ferramentas de transparência existentes na página virtual da referida instituição com as do portal do HUB-UnB sob a ótica da governança, tendo este como padrão de referência de governo eletrônico. O estudo foi documental, partindo da triangulação de dados colhidos nos portais das respectivas instituições, concluindo que o repasse de dados à população é insuficiente no tocante a publicização das ações desenvolvidas pelo hospital de Uberlândia e que o quantitativo de serviços prestados não segue um padrão. Portanto, não significa que o incremento em investimentos faz crescer a assistência. Fica clara a necessidade de se buscar justificativas para a queda dos atendimentos, mesmo com o aumento dos recursos, sendo indispensável que a unidade de saúde disponibilize informações mais completas acerca de sua assistência e gestão no sítio eletrônico.