ID: 65067
Autoria:
Mayara Sakamoto Lopes, João Rafael Bergamaschi Tercini, Aline Doria de Santi, Diogo Bernardo Pedrozo, Joaquin Ignacio Bonnecarrère Garcia, Victor Alberto Romero Gonzalez, Eduardo Cuoco Léo.
Fonte:
Revista de Gestão Ambiental e Sustentabilidade, v. 10, n. 1, p. 1-28, Janeiro-Dezembro, 2021. 28 página(s).
Palavras-chave:
Bacias PCJ , Gestão de recursos hídricos , Planejamento de recursos hídricos , Sistema de informações , Sistema de suporte a decisões
Tipo de documento: Artigo (Português)
Ver Resumo
Objetivo: Apresentar as particularidades do Sistema de Suporte a Decisões das Bacias PCJ (SSD PCJ), destacando suas contribuições à gestão e ao planejamento de recursos hídricos. Metodologia: Estudo de caso baseado na aplicação do SSD PCJ nas ações de gerenciamento das Bacias PCJ. Relevância: O avanço tecnológico implicou no aumento da disponibilidade de dados sobre os recursos hídricos, demandando maior tempo e esforço para serem manipulados e analisados. Dessa forma, são necessários investimentos em bases de dados e sistemas que os transformem em informações úteis, para que possam ser facilmente acessadas pelos usuários em seus processos de gestão e planejamento dos recursos hídricos. Assim, foram discutidas as experiências da aplicação do SSD PCJ no gerenciamento das Bacias PCJ, que podem ser replicadas nas demais regiões hidrográficas. Resultados: As análises indicam que o SSD PCJ possui características que potencializam a sua aplicação na gestão e planejamento de recursos hídricos, com a divulgação pública de dados históricos e em tempo real, possibilitando que os usuários façam comparações entre diferentes períodos e pontos de monitoramento, e análises quali-quantitativas integradas. Contribuições: A aplicação do SSD PCJ tem-se mostrado efetiva para acompanhar em tempo real a ocorrência de chuva e a situação dos corpos d’água, possibilitando a identificação de situações de risco e a emissão de alertas para minimizar impactos adversos. Ademais, serve para avaliar o cumprimento de normas regulamentadoras, alimentar modelos de simulação e subsidiar análises de disponibilidade hídrica e enquadramento dos recursos hídricos.