ID: 64331
Autoria:
Cid Gonçalves Filho, Thiago Silveira Lima, Wagner Macedo, Flavia Braga Chinelato.
Fonte:
Revista Interdisciplinar de Marketing, v. 11, n. 2, p. 196-218, Julho-Dezembro, 2021. 23 página(s).
Palavras-chave:
cadeia de suprimentos , desempenho , Marketing de relacionamento , relacionamento inter organizacional
Tipo de documento: Artigo (Português)
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A terceirização de serviços em cadeias de suprimento tem crescido sistematicamente à medida que as empresas tendem a focar em seu core-business. Porém, apesar dos volumosos recursos envolvidos, pouco se sabe sobre os antecedentes do desempenho financeiro e operacional das empresas contratadas, em um cenário de prestação de serviços. Neste sentido, foi elaborada esta pesquisa, que visa compreender como as variáveis relacionais podem afetar e contribuir para a longevidade dos relacionamentos e para o desempenho destas organizações. Um modelo integrativo foi criado, que contempla as teorias de comprometimento-confiança, dependência, custos de transação e normas relacionais. Para verificar as hipóteses, foi realizado um levantamento com 154 empresas fornecedoras, majoritariamente de serviços. Os resultados revelam que o desempenho financeiro depende do investimento da tomadora, confiança e comprometimento do fornecedor, enquanto o desempenho operacional depende do investimento do fornecedor e de seu comprometimento. Em outras palavras, em uma relação assimétrica (tomadora de grande porte e grande número de fornecedores), o investimento da tomadora e suas ações acionam confiança na relação e no comprometimento. O desempenho operacional é impactado pelos investimentos do fornecedor, que é por sua vez influenciado significativamente pelas normas relacionais. O artigo contribui para o entendimento do fenômeno, posto que descreve como as variáveis relacionais são antecedentes do desempenho operacional e financeiro de fornecedores de uma empresa de serviços.