ID: 55231
Autoria:
Jailson Lana, Raul Beal Partyka, Jeferson Lana.
Fonte:
REGEPE Entrepreneurship and Small Business, v. 8, n. 3, p. 302-329, Setembro-Dezembro, 2019. 28 página(s).
Palavras-chave:
Brewpub , Caso de Ensino , Diferenciação , Estratégia , Preço
Tipo de documento: Artigo (Português)
Ver Resumo
'Objetivo': O presente caso foi desenvolvido a fim de proporcionar discussão acerca do posicionamento estratégico de uma empresa que passa por mudanças de cenários.
'Método': Caso de ensino proveniente de fatos reais baseados na experiência em gestão e consultorias. 'Originalidade/Relevância': O caso retrata as atividades do The Factory Brewpub que com uma proposta diferenciada, a começar pelo local de atendimento, dentro de uma chácara, onde são oferecidas as cada vez mais requisitadas, cervejas artesanais produzidas no local e vendidas com exclusividade no estabelecimento, além de burgers e steaks. 'Resultados': João Paulo, proprietário do local, após quatro anos de atividade, deparou-se com uma situação em que há conflito de escolha: produzir e vender cervejas diferenciadas, estilos especiais e com um preço alto pelo produto, trabalhando para um público mais seleto, mas com menos movimento no pub? Ou produzir cervejas mais baratas, com foco no custo e preço baixo final, com menos variedades e estilos menos complexos, mas com mais movimento e casa cheia toda semana? Qual estratégia adotar? 'Contribuições teóricas/metodológicas': Desenvolver nos alunos a capacidade da leitura de ambiente para a identificação de vantagens competitivas e, sobretudo, estratégias, seja liderança em custos ou diferenciação, que serão mais coerentes para as empresas manterem-se no mercado de forma sustentável e lucrativa.