ID: 56838
Autoria:
Mayara Ramos, Marcelo Gitirana Gomes Ferreira, Fernando Antonio Forcellini.
Fonte:
Revista Brasileira de Gestão e Inovação, v. 7, n. 2, p. 68-81, Janeiro-Abril, 2020. 14 página(s).
Palavras-chave:
codesign , Melhoria de serviço , participação dos pacientes
Tipo de documento: Artigo (Inglês)
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Serviços de saúde de economias ocidentais têm promovido a participação de pacientes e do público na melhoria da qualidade de serviços. No Brasil, a participação da comunidade é uma diretriz para o sistema público de saúde. Porém, a participação da comunidade é pouco desenvolvida e poucos esforços são feitos para sua melhoria. Por meio de um estudo de caso, o processo de melhoria utilizado nos centros de atenção primária do SUS de Florianópolis e o envolvimento da comunidade neste processo foi descrito e analisado. Foram conduzidas entrevistas semi-estruturadas com profissionais de saúde e representantes da comunidade. Resultados demostraram que as melhorias ocorrem em ações locais ou pelo planejamento anual, e a participação da comunidade neles é pequena. O processo de planejamento anual apresenta deficiências em sua metodologia e condução. A adoção de métodos cocriativos pode melhorar a participação da comunidade no SUS e fortalecer sua política de participação. Esses métodos também podem auxiliar na melhoria de estruturação de processos de melhoria.