ID: 53995
Autoria:
Maria Carolina Zanette, Izidoro Blikstein, Luca M. Visconti.
Fonte:
Revista de Administração de Empresas, v. 59, n. 3, p. 157-169, Maio-Junho, 2019. 13 página(s).
Palavras-chave:
coletividades de consumidores , intertextualidade , Memes da internet , repertórios , viralidade
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Este trabalho descreve a trajetória dos memes da internet, suas principais características e suas conexões com os conceitos de viralidade e pesquisa em produção cultural. Nós exploramos a trajetória histórica dos memes e identificamos seus elementos principais (vernacularismo, viralidade e intertextualidade). Também propomos que os memes representam objetos que atuam como provocadores, pois são portadores de significado que refletem repertórios de comunidades fechadas, mas que adquirem novos repertórios refletidos à medida que são transmitidos entre consumidores de modo intertextual. Assim, este trabalho tanto esclarece as interdependências intertemporais e lógicas entre produção cultural e viralidade quanto revela o poder conector de cenários vernaculares e práticas expressivas compartilhadas para coletividades de consumidores on-line.