ID: 4424
Autoria:
Lia Davidovitsch, Luiz Fernando Caldas, Jorge Ferreira da Silva.
Fonte:
RAUSP Management Journal, v. 44, n. 4, p. 299-312, Outubro-Dezembro, 2009. 14 página(s).
Palavras-chave:
desempenho das franqueadoras , modelagem de equações estruturais , redes de fast food , sistema de franquias
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Na pesquisa aqui relatada, buscou-se identificar os fatores que influenciam a adoção e o desenvolvimento do sistema de franchising, bem como entender a relação entre seu grau de utilização e o desempenho das firmas franqueadoras. Com base na literatura, foram desenvolvidos dois modelos estruturais teóricos utilizando fatores preconizados pelas teorias da escassez de recursos, dos custos de transação e da agência. Os modelos foram testados pela técnica da modelagem de equações estruturais, alcançando bons níveis de ajuste geral. Na investigação empírica, utilizaram-se informações de domínio público sobre 88 redes de fast food que operam no Brasil. Os resultados indicaram que tanto fatores ligados à teoria da escassez de recursos quanto fatores associados à teoria da agência apresentaram efeitos significantes sobre o nível de utilização do franchising e o desempenho das firmas franqueadoras. A análise da influência da maturidade das firmas permitiu identificar que o efeito da utilização do franchising sobre o desempenho é mais significativo para as empresas mais jovens do que para as mais maduras.