ID: 48175
Autoria:
Anderson Baumgratz, Giovani Teixeira, Nathalia Berger Werlang, Rosiane Oswald Flach, Fabiane Favretto.
Fonte:
Revista Brasileira de Gestão e Inovação, v. 5, n. 2, p. 107-131, Janeiro-Abril, 2018. 25 página(s).
Palavras-chave:
Desempenho inovador , Inovatividade organizacional , Supermercados
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Este trabalho tem como objetivo identificar as dimensões da inovatividade organizacional e o desempenho inovador em supermercados a partir da visão dos seus gestores e colaboradores. A pesquisa é de caráter descritivo, quali-quantitativo, aplicada por meio de um estudo de caso múltiplo em dois supermercados, com entrevista aos seus gestores e aplicação de questionário aos colaboradores. As principais conclusões foram: a identificação da presença de algumas dimensões da inovatividade organizacional e aspectos importantes relacionados a dimensões da teoria quanto a inovatividade, principalmente voltados a questão de relacionamentos, cultura e aprendizagem. Percebeu-se que os gestores são abertos para ideias de seus colaboradores, entretanto, nota-se a falta de envolvimento destes, mostrando pouca pró-atividade, necessitando assim, a contratação de agentes externos. Aprendizagem, liderança, cultura e relacionamentos são fatores que contribuem para a inovatividade, sendo que estes foram identificados em ambas as organizações, além disso, estas evidências ocorreram com base nas respostas de gestores e funcionários.