ID: 66834
Autoria:
Fernanda Eirado Souza, Ramon Baptista Narcizo, Rodolfo Cardoso, Iara Tamella.
Fonte:
Revista Brasileira de Gestão e Inovação, v. 9, n. 3, p. 1-28, Maio-Agosto, 2022. 28 página(s).
Palavras-chave:
desenvolvimento de novos produtos , gestão da inovação , modelo conceitual , pesquisa e desenvolvimento , processo de inovação
Tipo de documento: Artigo (Português)
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A inovação representa uma vantagem competitiva para as empresas, no entanto, os dinamismos tecnológico e de mercado comprometem a manutenção de uma vantagem competitiva perdurável. Para contrapor os impactos do dinamismo tecnológico e potencializar o desempenho de inovação, “pesquisa e desenvolvimento” (P&D) é um fator crítico. A P&D atua como uma importante fonte de conhecimento que pode ser transferido e apoiar rápidos avanços da inovação. Outro fator fundamental para o sucesso das inovações é a forma pela qual seu processo é projetado e gerenciado. Assim, tanto o acervo intangível de conhecimento utilizado em suas operações, que pode ser conferido principalmente pela P&D, quanto a capacidade de gestão da inovação e seus processos, impactam diretamente a competitividade das empresas. Entretanto, ainda há oportunidades para uma melhor compreensão do relacionamento existente entre esses dois aspectos organizacionais. Nesse sentido, este artigo apresenta uma revisão sistemática da literatura afim de sistematizar conceitualmente a relação existente entre as atividades de P&D e a abordagem sistêmica da gestão da inovação. Para isso, foi utilizada a metodologia de Revisão Sistemática da Literatura orientada para o desenvolvimento de artefatos oriundos da Design Science Research. Como principal resultado, a pesquisa propõe um modelo conceitual enfatizando o relacionamento e os fluxos de retroalimentação que existem entre a gestão da inovação e a P&D, incluindo os conceitos subjacentes ao processo de inovação e ao processo de desenvolvimento de novos produtos.