ID: 17718
Autoria:
Juliane Fank Paganotto, Estela Pitwak Rossoni, José Francisco Ribeiro Filho.
Fonte:
Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade, v. 1, n. 2, p. 94-110, Maio-Agosto, 2007. 17 página(s).
Palavras-chave:
Educação Continuada , Princípios Contábeis , Qualidade da Informação
Tipo de documento: Artigo (Português)
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A Contabilidade como ciência social aplicada tem função de suma importância no mundo dos negócios, pois dela se espera a produção de informações que possam subsidiar os seus usuários na tomada de decisões com o menor risco possível. Diante disso, estapesquisa teve por finalidade verificar se as teorias relacionadas aos Princípios Fundamentais de Contabilidade - PFC -, alicerce da Contabilidade, estão sendo aplicadas corretamente nos escritórios de Contabilidade da cidade de Cacoal, RO, tendo como objetivos, além do aprendizado científico, saber sobre o nível de conhecimento dos contabilistas em relação aos PFC e ocorrência de infrações e penalidades de ordem fiscal, tributária ou ética desencadeadas em relação às suas práticas, sobre o perfil dos profissionais responsáveis quanto ao grau de escolaridade e busca de educação continuada e, ainda, saber como tal conduta pode refletir na qualidade das informações prestadas aos seus usuários. Metodologicamente a pesquisa realizada caracteriza-se por bibliográfica e de campo, de caráter exploratório, descritivo e explicativo, com aplicação do método dedutivo e instrumento de coleta semi-estruturado e técnica não probabilística intencional. Com base nos resultados, foi possível concluir que os profissionais de Contabilidade da cidade de Cacoal têm buscado novos conhecimentos na área contábil e afins, incentivando também seus funcionários neste sentido, acreditando que, assim, podem minimizar falhas e melhorar a satisfação dos clientes quanto às informações produzidas. Quanto aos PFCs, demonstraram razoável conhecimento e há baixa incidência de penalidades sofridas relacionadas aos mesmos, o que não dispensa a necessidade de estudos mais aprofundados.