ID: 52301
Autoria:
Danilo de Melo Costa.
Fonte:
GESTÃO.Org - Revista Eletrônica de Gestão Organizacional, v. 16, n. 1, p. 1-15, Janeiro-Junho, 2018. 15 página(s).
Palavras-chave:
Brasil , Canadá , China , Educação superior , Estudo comparativo
Tipo de documento: Artigo (Inglês)
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Em um mundo globalizado, as nações precisam seguir o desenvolvimento e o desempenho de seus pares. Portanto, o presente estudo pretende analisar os indicadores educacionais do Brasil, Canadá e China, com o objetivo de identificar o comportamento desses indicadores como forma de benchmarking e oportunidades de aprendizagem. Para isso, foi realizada uma pesquisa quantitativa descritiva, através da coleta de dados documentais e bibliográficos de bases de dados em todo o mundo. Para entender o desempenho dos indicadores educacionais dos países, foi realizada uma análise comparativa por um modelo de regressão log-linear via método de QuaseVerossimilhança. O objetivo foi verificar o desempenho de cada indicador em seus países para compreender seu comportamento no período 2003-2012. As conclusões mostraram que o Canadá é um país que já alcançou um alto nível de desenvolvimento em sua educação superior, e que pode ser considerado uma referência para outras nações que procuram alcançar um progresso similar, como o Brasil e a própria China. Além disso, a China, membro do BRICS, que é um par do Brasil, conseguiu resultados satisfatórios nos indicadores que orientam a educação superior, o que sinaliza as potenciais vantagens de se realizar uma avaliação comparativa de suas ações e políticas.