ID: 59324
Autoria:
Luiz Guilherme Rodrigues Antunes, Arlete Aparecida de Abreu, Mayra Mendonça Rodrigues.
Fonte:
Revista de Gestão e Secretariado, v. 11, n. 2, p. 211-234, Maio-Agosto, 2020. 24 página(s).
Palavras-chave:
Empreendedorismo Feminino , Gestão Feminina , Liderança Feminina , Startup
Tipo de documento: Artigo (Português)
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O objetivo do artigo é identificar o modelo de gestão feminina de empreendedoras de startups. Dessa forma, o estudo se caracteriza como qualitativo, descritivo e de múltiplos casos, em que a coleta de dados se deu por meio entrevistas semiestruturada com duas empreendedoras de startups da cidade de Itajubá (MG). Para escolha das sujeitas estabeleceu-se os critérios de representatividade, disponibilidade e tempo mínimo de atuação. Já a análise se deu por meio da análise de conteúdo por meio de categorias de trajetória feminina, liderança e barreiras. Os principais resultados sobre a gestão feminina estão associados com a trajetória feminina, especialmente pela infância, apoio familiar e percurso profissional; características de liderança de respeito, igualdade, democracia e participação acarretando a liderança transformacional; e desafios para a prática do empreendedorismo como discriminação, assédio e conciliação entre a vida profissional, pessoal e íntima. Como principais contribuições do artigo estão as características de liderança adotadas pelas pesquisadas, que, mesmo diante de desafios passados e atuais, gerenciam com base no respeito, na confiança e no crescimento mútuo. A principal originalidade do trabalho está na análise da gestão feminina pautados nas relações das trajetórias e liderança das mulheres, bem como a investigação no campo de empreendedoras de startups, aspecto não retratado ainda na literatura.