ID: 6255
Autoria:
Carlos Alberto Diehl, Marcos Antonio de Souza, Peter Bent Hansen.
Fonte:
Revista Universo Contábil, v. 6, n. 3, p. 6-28, Julho-Setembro, 2010. 23 página(s).
Palavras-chave:
Empresas de serviços , Identificação de estratégia , Quadro de referência
Tipo de documento: Artigo (Português)
Ver Resumo
A gestão estratégica constitui um tema de crescente interesse ao longo das últimas décadas. Através da gestão são colocadas em prática as ações decorrentes da estratégia organizacional estabelecida. No entanto, para a realização da gestão é necessária a identificação e a compreensão da estratégia da organização. Conceitualmente, existem diversas abordagens sobre estratégia, com diferentes elementos e características. O objetivo deste estudo é ropor uma estrutura de análise para identificar as estratégias praticadas nas organizações, mediante a consolidação de diversas escolas. Para isso, as abordagens de posicionamento estratégico, tipologia estratégica, missão estratégica e visão baseada em recursos são unificadas em um quadro de referência, através de uma abordagem dedutiva. Os diferentes elementos destas abordagens são reunidos em uma estrutura de pesquisa que serve como base para investigação da estratégia praticada. Esta estrutura foi, ilustrativamente, aplicada em duas organizações de serviços, por meio de estudos de caso. Pôde-se perceber em uma das organizações clareza estratégica, em um posicionamento de diferenciação, com percepção de desempenho satisfatório por seus executivos; na outra organização a estratégia praticada é menos evidente. Em ambos os casos identificaram-se elementos das diferentes abordagens estratégicas e eventuais deficiências e limitações da gestão da estratégica, inclusive com percepção pelos executivos do seu efeito no desempenho organizacional.