ID: 63069
Autoria:
Marizaura Reis, Adalmir Oliveira Gomes.
Fonte:
Administração Pública e Gestão Social, v. 13, n. 3, p. 1-23, Julho-Setembro, 2021. 23 página(s).
Palavras-chave:
agenda de pesquisa , antecedentes e resultados , engajamento no trabalho , setor público brasileiro
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Objetivo da pesquisa: sistematizar o conhecimento produzido, propor um marco analítico conceitual e uma agenda de pesquisa para o estudo do engajamento no trabalho no setor público brasileiro. Enquadramento teórico: o ensaio apresenta, além da evolução conceitual, as principais teorias que dão suporte para os estudos de engajamento no trabalho — job demands-resources theory (JD-R), social exchange theory (SET), teoria de conservação de recursos e broaden-and-build theory. Metodologia: foram realizadas duas sistematizações na literatura: i) conceitos, teorias, modelos, resultados e moderadores de engajamento no trabalho e ii) análise de 27 estudos sobre engajamento no trabalho em organizações brasileiras. Resultados: o estudo apresenta a sistematização do conhecimento produzido a respeito de engajamento no trabalho, com ênfase no setor público, identifica lacunas na literatura sobre o tema, em especial no contexto brasileiro, e propõe um marco analítico conceitual e uma agenda de pesquisa para estudos futuros sobre o tema em organizações no setor público nacional. Originalidade: os resultados apresentados contribuem para suprir a ausência, na literatura nacional, de artigos que façam uma discussão teórica de forma integradora do conhecimento produzido sobre engajamento no trabalho. Além disso, propõe de forma inédita um marco analítico conceitual para o engajamento no trabalho no setor público. Contribuições teóricas e práticas: Os resultados contribuem para acadêmicos e practitioners no entendimento das causas e consequências do engajamento no trabalho no âmbito da administração pública, ajudando nortear a proposição de intervenções em políticas públicas e práticas de gestão de pessoas em organizações públicas.