ID: 34331
Autoria:
Ana Carolina Messias Shinoda, Cleonir Tumelero, Martín Hernani Merino, Angelo Monteiro Danese, Adriano Augusto Costa Carnaúba, Bernadete de Lourdes Marinho.
Fonte:
Revista de Gestão, v. 21, n. 4, p. 507-523, Outubro-Dezembro, 2014. 17 página(s).
Palavras-chave:
andragogia , ensino para adultos , pós-graduação em administração
Tipo de documento: Artigo (Português)
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A andragogia uma abordagem de ensino com foco no público adulto, vem ganhando significativa importância nos últimos 40 anos, a partir do crescimento do número de adultos que estão retornando às salas de aula. A necessidade de tal abordagem de ensino advém da premissa de que adultos e crianças aprendem de formas diferentes. O presente estudo situa-se no campo do ensino em Administração e tem como linha teórica a andragogia como forma de ensino. O principal objetivo é identificar a percepção de alunos dos cursos de pós-graduação stricto sensu em Administração mais bem avaliados no estado de São Paulo quanto à utilização da andragogia. O estudo possui enfoque quantitativo e é do tipo exploratório. O tratamento dos dados foi realizado por meio de estatística descritiva e por meio da técnica multivariada de Análise Fatorial, a partir de 139 respostas válidas. A pesquisa foi aplicada no curso de pós-graduação em Administração stricto sensu da Faculdade de Economia Administração e Contabilidade da Escola de São Paulo (FEA-USP) e da Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (EAESP -FGV). Dentre os principais resultados, foi possível identificar quatro dos seis elementos do processo de andragogia propostos pela literatura. Os alunos percebem a emergência de um processo de preparação, de estabelecimento de clima colaborativo, de estabelecimento de objetivos e de avaliação contínua da aprendizagem. Por outro lado, não percebem o uso de técnicas experienciais de aprendizagem nas escolas. Também ressalta, na percepção do uso da andragogia, a influência do nível acadêmico; todavia, idade e experiência prévia como professor não resultaram em diferenças significativas nessa percepção.