ID: 62382
Autoria:
Matheus da Costa Gomes, João Paulo Augusto Eça, Marcelo Botelho da Costa Moraes, Mauricio Ribeiro do Valle.
Fonte:
Revista de Administração Contemporânea, v. 25, n. 6, p. 1-16, Novembro-Dezembro, 2021. 16 página(s).
Palavras-chave:
equity market timing , gerenciamento de resultados , janelas de oportunidade , mercado de ações
Tipo de documento: Artigo (Inglês)
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Objetivo: verificar se as empresas que praticam equity market timing apresentam níveis mais elevados de gerenciamento de resultados ao redor do período de emissão de ações. Método: a amostra compreende 68 ofertas sazonais de ações realizadas no Brasil, entre 2004 e 2015. Classificam-se as empresas entre timers e non-timers quanto à decisão de emissão de ações e estimam-se os níveis de gerenciamento de resultados de cada empresa por meio dos modelos Jones Modificado e Jones Modificado com ROA. A proposição de pesquisa é testada utilizando um modelo de regressão linear. Resultados: as empresas que praticam equity market timing gerenciam mais seus resultados, de modo a aumentar o lucro contábil, em relação às empresas que não fazem uso dessa prática. Portanto, os gestores, para explorar janelas de oportunidade, podem aumentar o lucro contábil por meio de accruals e, assim, influenciar a capacidade do mercado de precificar corretamente as ações. Conclusão: as empresas praticam o gerenciamento de resultados como uma forma de explorar janelas de oportunidades no mercado de ações brasileiro. Isso reforça a necessidade de uma análise mais cuidadosa dos lucros da empresa por investidores, analistas, auditores e reguladores, ao passo que exige esforços para evitar essas práticas por meio de compliance, governança e regulamentação.