ID: 62959
Autoria:
Larissa Marx Welter, Ângela Rozane Leal de Souza, Brenda Borba Trajano, Ariel Behr.
Fonte:
Contextus - Revista Contemporânea de Economia e Gestão, v. 19, n. 1, p. 146-159, Janeiro-Dezembro, 2021. 14 página(s).
Palavras-chave:
análise de redes sociais , fomento de parcerias , produção científica de docentes , programas de pós-graduação em Contabilidade , redes de coautoria
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Este estudo objetivou analisar a configuração da rede social de coautoria dos programas de pós-graduação stricto sensu em Contabilidade existentes no Brasil, no quadriênio 2013-2016, a partir da produção docente de artigos publicados em periódicos científicos. Realizou-se um estudo documental, analisando-se, a partir de ferramentas de caráter sociométrico, 291 currículos lattes de todos os docentes permanentes de 21 programas de pós-graduação em Contabilidade, com mestrado e doutorado. Os principais achados da pesquisa indicam baixa densidade das redes sociais de coautorias dos docentes. Porém, observa-se uma elevação dessa densidade, se comparada com estudos similares anteriores, indicando um aumento histórico das coautorias. Verificou-se que características individuais dos docentes influenciam seus potenciais de contribuição para fomento das parcerias, tanto entre autores quanto entre programas de pós-graduação.