ID: 55161
Autoria:
Fernando Mynarski Silveira.
Fonte:
Reuna, v. 24, n. 2, p. 44-66, Abril-Junho, 2019. 23 página(s).
Palavras-chave:
Critérios de seleção , Franchising , Franqueado , Franqueador
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Franchising é um assunto presente no mundo dos negócios atualmente. O estudo apresentado neste artigo teve como objetivo principal identificar os fatores que balizam a escolha de franquias por parte de (pretensos) franqueados. Para o alcance desse objetivo, dois tipos de fontes de informação foram investigados: (i) Revisão da literatura e (ii) entrevistas com os próprios (pretensos) franqueados. Ao fim, foi gerada uma estrutura que contemplou trinta e seis fatores balizadores. Esses fatores foram classificados em dimensões, sendo que a dimensão que agregou o maior número de fatores foi “sinalização de valor”, tendo a “comunicação” como mediadora. Para cada fator balizador da escolha de franquias, apoiado nos resultados das entrevistas, foi calculado o seu grau de importância médio, bem como foi contabilizado o número de citações indicando o mesmo como de caráter mandatório no processo de escolha de uma franquia. Descobriu-se, por exemplo, que os itens financeiros não são os únicos considerados mais importantes e mandatórios. Os segmentos estudados foram “alimentação”, “vestuário”, “automotivo”, “serviços” e “educação/entretenimento”. A praça objeto de entrevista foi Porto Alegre e sua região metropolitana.