ID: 57380
Autoria:
Tatiane Silva Carmo, João Carlos Hipólito Bernardes do Nascimento, Flávia Lorenne Sampaio Barbosa, Maurício Mendes Boavista de Castro.
Fonte:
Contabilidade Vista & Revista, v. 31, n. 1, p. 105-135, Janeiro-Abril, 2020. 31 página(s).
Palavras-chave:
Desempenho Acadêmico , Ensino de Contabilidade Geral , Graduação em Administração , Satisfação Discente
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Os conhecimentos contábeis são essenciais para o administrador na execução de suas funções, uma vez que capacita os profissionais para atuarem em contextos competitivos e permeados de constantes mudanças. Nessa perspectiva, o presente estudo buscou investigar, empiricamente, a relação entre a satisfação dos alunos de graduação em Administração, acerca da disciplina de Contabilidade Geral, e o desempenho, auto reportado, obtido nesta disciplina. Para alcançar esse objetivo, realizou-se uma survey com 528 discentes do 3ª ao 8º período de sete Instituições de Ensino Superior, públicas e privadas, das cidades de Floriano-PI, Teresina-PI, Picos-PI e Parnaíba-PI que ofertam o curso de graduação em Administração presencialmente, utilizando, para coleta de dados, o questionário proposto por Paswan e Young (2002) e adaptado ao contexto brasileiro por Beuren, Cunha, Theiss, & Cordeiro (2013). Quanto aos resultados, foram obtidos indícios empíricos que possibilitaram validar a proposta de modelar a “Satisfação Discente” como um construto de segunda ordem, sendo notado, que, o “envolvimento do professor” mostrou-se o construto mais relevante, dentre os investigados, para explicar a satisfação discente. Adicionalmente, observou-se que a “Satisfação Discente” apresenta uma relação direta e positiva no rendimento acadêmico auto reportado (β=0,128; p