ID: 10401
Autoria:
Jairo Carvalho Guimarães.
Fonte:
RAUnP - Revista Eletrônica do Mestrado Profissional em Administração da Universidade Potiguar, v. 5, n. 2, p. 35-47, Abril-Setembro, 2013. 13 página(s).
Palavras-chave:
Competências , Competitividade , Gestão , iIFES , Titulação
Tipo de documento: Artigo (Português)
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O propósito deste trabalho é discutir o gerenciamento em Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) sob o pressuposto de que um doutor reúne melhores condições para dirigir um campus face ao conjunto de competências que detém comparado a profissional supostamente desprovido desta titulação acadêmica. Como gerenciar um campus de IFES impõe determinadas habilidades e qualificações, percebe-se no recorte feito – Campi de IFES do Nordeste – que o doutor deve estar preparado psicologicamente, capacitado administrativamente e comprometido operacionalmente, sem que necessariamente seja formado na área de Administração – embora se reconheça ser esta a formação ideal com o intuito de melhor assegurar os resultados pretendidos na condução da unidade. Teorias sobre aprendizado, conhecimento, competências, competitividade e cultura auxiliam a sustentar as reflexões do ensaio.