ID: 5182
Autoria:
Diego Maganhotto Coraiola, Clóvis L. Machado-da-Silva.
Fonte:
Revista Eletrônica de Ciência Administrativa, v. 7, n. 2, p. 1-13, Julho-Dezembro, 2008. 13 página(s).
Palavras-chave:
Discurso Organizacional , Imprensa , Isomorfismo , Jornalismo , Mudança Organizacional
Tipo de documento: Artigo (Português)
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O objetivo da presente pesquisa foi verificar o fenômeno do isomorfismo nas mudanças de projeto gráfico de jornais brasileiros, mediante a análise da influência exercida pelos discursos de três grupos de profissionais: gestores, jornalistas e designers. Com base na perspectiva institucional de análise e nas contribuições da teoria da estruturação e das abordagens de análise do discurso, realizou-se pesquisa qualitativa longitudinal, abrangendo o período compreendido entre 2000 e 2006. Duas etapas foram consideradas no desenvolvimento da investigação: a primeira delas direcionada para a análise da constituição histórica e estrutural do campo e mercado jornalísticos brasileiros, com suporte em publicações acadêmicas sobre o tema; e a segunda, voltada à avaliação das publicações mais relevantes produzidas para gestores, jornalistas e designers. Os resultados da pesquisa indicam a existência de relativo consenso em relação ao aumento da valorização das modificações em projetos gráficos no campo jornalístico, bem como no que concerne aos aspectos que devem ser modificados e ao tipo de mudanças que devem ser realizadas. Ademais, apontam para a existência de perspectivas diferenciadas entre os três grupos profissionais e a existência de embates, negociações e (re) significações processados por meio dos discursos desses grupos que contribuem para a (re) construção dos padrões existentes no campo organizacional.