ID: 57457
Autoria:
Ilse Maria Beuren, Vanderlei dos Santos, Daniele Cristina Bernd, Celliane Ferraz Pazetto.
Fonte:
Revista Brasileira de Gestão de Negócios, v. 22, n. 2, p. 310-330, Abril-Junho, 2020. 21 página(s).
Palavras-chave:
Compartilhamento de informações , inovação colaborativa , responsabilidade ambiental , responsabilidade econômica , responsabilidade social
Tipo de documento: Artigo (Português)
Ver Resumo
'Objetivo' – Este estudo analisa os reflexos do compartilhamento de informações e da inovação colaborativa na responsabilidade social, nas dimensões ambiental, econômica e social, de cooperativas que integram alianças estratégicas. 'Metodologia' – Uma survey foi realizada com gestores de cooperativas agropecuárias brasileiras que possuem alianças estratégicas e se obtiveram 91 questionários válidos. Os dados coletados foram analisados pela modelagem de equações estruturais. Resultados – O compartilhamento de informações apresentou efeitos positivos na inovação colaborativa e na responsabilidade social, na dimensão ambiental. Não foram encontradas relações significativas entre compartilhamento de informações e responsabilidade social, nas dimensões econômica e social, e inovação colaborativa e responsabilidade social, nas dimensões ambiental e econômica. 'Contribuições' – A principal contribuição da pesquisa é o exame dos vínculos entre compartilhamento de informações, inovação colaborativa e responsabilidade social. O estudo oferece evidências empíricas de que o compartilhamento de informações entre cooperativas parceiras favorece que novos conhecimentos/ tecnologias sejam explorados. Revela também que o compartilhamento de informações auxilia na responsabilidade social em sua dimensão ambiental, ao disponibilizar informações que possam contribuir para reduzir o impacto ambiental das atividades das cooperativas da aliança. Instiga, no entanto, que o compartilhamento de informações influencie na inovação colaborativa e na responsabilidade social em sua dimensão ambiental, mas não nas dimensões econômica e social.