ID: 53195
Autoria:
Edgar Reyes Junior, Fagner Dias, Renata Gomes.
Fonte:
Revista Ciências Administrativas, v. 24, n. 3, p. 1-15, Setembro-Dezembro, 2018. 15 página(s).
Palavras-chave:
Economia Criativa , Produtor cultural , Redes sociais , Relação interpessoal
Tipo de documento: Artigo (Português)
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As relações profissionais podem gerar relações interpessoais, bem como o inverso também ocorre. O interesse pela economia criativa e pelo setor cultural tem crescido nos últimos anos, principalmente ao se considerar que o PIB criativo cresceu 69,8% de 2004 a 2013, e continua crescente, e o PIB nacional cresceu somente 36,4% no mesmo período. Por isso, este artigo objetiva realizar o mapeamento e a análise das relações e interações sociais na produção cultural de Brasília. O produtor cultural, na condição de quem produz eventos culturais, foi o objeto de análise. Este estudo é exploratório-descritivo, de cunho quali-quantitativo, no qual se utilizou o método bola de neve, por meio de entrevista aplicada a 40 produtores culturais de Brasília-DF. A partir dessa base e utilizando a análise de redes sociais (ARS), foi observada uma rede com 534 atores e ligações consistentes de uma rede sólida, permeada por outros profissionais atuantes na cadeia produtiva da cultura, com diferentes subgrupos. Obteve-se também o perfil sociodemográfico dos produtores, as características das empresas e a identificação das características dos atores centrais da rede.