ID: 68014
Autoria:
Ana Paula Moreno Pinho, Clayton Robson Moreira da Silva, Evalda Rodrigues da Silva de Oliveira.
Fonte:
Administração Pública e Gestão Social, v. 14, n. 3, p. 1-20, Julho-Setembro, 2022. 20 página(s).
Palavras-chave:
Intenção de Rotatividade , Práticas de Gestão de Pessoas , Satisfação no Trabalho , Serviço público
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Objetivo da pesquisa: Analisar os determinantes da intenção de rotatividade no setor público, verificando a influência das práticas de gestão de pessoas, da satisfação no trabalho e das características demográficas e ocupacionais na intenção de rotatividade dos servidores. Enquadramento teórico: A pesquisa utiliza como base teórica estudos sobre a intenção de rotatividade no setor público, discutindo sobre os fatores determinantes desse fenômeno, em aspectos especialmente como práticas de gestão de pessoas, satisfação no trabalho e características demográficas e ocupações dos servidores. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa quantitativa, desenvolvida por meio de levantamento com 480 servidores técnico-administrativos de uma instituição federal de ensino. Usaram-se técnicas de estatística descritiva, análise fatorial exploratória e regressão linear múltipla. Para medir os construtos da pesquisa, foram utilizadas escalas de intenção de rotatividade (Siqueira, Gomide, Oliveira, & Polizzi, 2014), práticas de gestão de pessoas (Demo, Neiva, Nunes, & Rozzett, 2014) e satisfação no trabalho (Siqueira, 2008). Resultados: Verificou-se que a intenção de rotatividade no setor público é influenciada negativamente pelas práticas de envolvimento, condições de trabalho e remuneração e recompensas, assim como pela satisfação em relação ao salário e promoções e à natureza do trabalho. Como práticas de recrutamento e seleção e a satisfação com os colegas, influenciam positivamente a intenção de rotatividade. A idade e o gênero dos entrevistados também estão associados à intenção de rotatividade, de modo que mulheres e pessoas mais velhas apresentam menor propensão em deixar a organização. Originalidade: Este estudo se diferencia dos demais por explorar diferentes elementos organizacionais e variáveis relacionadas ao perfil dos trabalhadores, amplia a discussão sobre os fatores que podem levar os servidores públicos a deixar suas organizações. Contribuições teóricas e práticas: Esta pesquisa contribui para o campo da gestão pública à medida em que traz evidências empíricas que podem servir de arcabouço para gestores públicos delinearem estratégias gerenciais, com foco nas práticas de gestão de pessoas e na satisfação, com o intuito de estimular a permanência de profissionais na organização.